dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/05/2024            
 
 
    

A leguminosa Gliricídia, originária da América Central, apresenta muitas vantagens para o criador de gado. Pesquisas realizadas na Embrapa Tabuleiros Costeiros constataram que ela fixa o nitrogênio do solo, possui folhas com alto teor de proteína, tem boa aceitabilidade como alimento para o gado; seja consorciada com a pastagem, como feno e silagem, além de servir de estaca para cerca. Sendo plantada em um sistema integrado denominado Lavoura/Pecuária/Floresta significa mais verde e fauna para o pasto.  É próprio para o produtor consciente que desejar aumentar o lucro e se preocupa com o meio ambiente.

A capacidade da Gliricídia em fixar o nitrogênio  do solo ajuda a reduzir os pesados custos com a uréia na adubação do capim  e também, da lavoura, visto que ela  pode ser plantada consorciada com o feijão ou milho, por exemplo.

Essa leguminosa é muito prática. Ela se  reproduz através de semente ou de estacas. Basta uma estaca em uma cova e forma-se uma nova planta e, sem demora, está cheia de folhas comestíveis para o gado. Daí, atribuí-se a planta mais uma vantagem. Ela serve também de cerca viva que significa economia na custosa estrutura de contenção do gado no pasto. Somando a isso, ela fornece sombra para os animais, diminuindo o estresse.

Um ponto importante nessa leguminosa é a quantidade proteínas nas suas folhas, em torno de 25% . É muito mais proteína que o capim, que gira em torno de 10%. É importante ressaltar que alimentar o gado somente com Gliricídia não é aconselhável, pois pode levar o animal a ter problemas, como o Timpanismo.

Foram pesquisadas várias formas de cultivo de gliricídia. Uma delas é o de alamedas, junto com o pasto e o milho ou feijão, por exemplo. O produtor vai economizar em fertilizante, pois a Gliricídia nitrogena o solo economizando na quantidade aplicada de uréia no plantio consorciado. No sistema de Alamedas, o ideal é o espaçamento de quatro por dois metros, onde o gado pode passar com facilidade.

O produtor pode optar pelo plantio adensado, se quiser alimentar os animais com Gliricídia como forragem, feno e silagem ou até  usar suas folhas e ramos  como adubo verde. Nesse caso, não é possível o pastejo, pois não há espaço para o gado transitar. Mas é muito produtivo pois é possível corte a cada 70 dias na estação chuvosa e a cada 120 dias, na estação seca. Um hectare pode produzir em torno de 20 toneladas de folhas comestíveis para o gado, em cada corte. Como podem haver quatro cortes por ano, são oitenta toneladas anuais por hectare.

O produtor ainda pode cultivar a Gliricídia, para produção de forragem, adensada dentro de coqueirais, melhorando também, a matéria orgânica do solo e fornecendo nitrogênio para os coqueiros.

Uma outra forma aconselhável no plantio da Gliricídia é a formação do banco de proteína. O produtor pode plantar a leguminosa com densidade menor onde os animais são colocados para comer as folhas da Gliricídia uma hora pela manhã e outra hora pela tarde e no tempo restante, o gado come outro tipo de pasto. Esse processo é recomendado para vacas de leite onde o manejo dos animais é mais constante.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Edimará Souza
23/08/2010 12:18:12
Onde encontro sementes de gliricÝdia para comprar no Paranß? Posso plantar pr¾ximo Ós cercas, em pastagem jß implantada e em inÝcio de degradaþÒo? Gostaria de ter no pasto, para alimento, em pastejo rotacionado (ciclo mÚdio de 30 dias).

IpêTerras
09/07/2011 20:36:45
Edimarß Souza,

VocÛ consegue comprar tais sementes na ONG IpÛTerras, pelo telefone: 74 9121-0776, pelo e-mail: ongipeterras@yahoo.com.br ou pelo site: www.ipeterras.org.br

Espero ter colaborado

Nailson
28/12/2011 08:36:18
Onde encontro sementes de gliricÝdia para comprar em Goias?

Patricia Menossi
08/03/2014 13:52:10
Onde compro sementes de gliricidia em Sao Paulo?

Ingeborg Angelica Schleich Buosi
28/07/2014 14:37:28
Onde posso encontrar sementes de gliricidia na região de Ribeirão Preto?

Marcos
16/09/2014 20:30:57
É melhor e mais rápido plantar a gliricídia por estacas e não por sementes.

Paulo roberto oliveira santos
17/07/2015 15:34:09
Ola onde posso adquiri sementes de gliricidia

erivaldo ferreira da silva junior
21/07/2015 18:00:37
COMO FAÇO PRA ADQUIRI A SEMENTE OU A ESTACA

Roberto
17/12/2015 12:02:49
Bom dia pessoal,

disponho da sementes da planta caso aluem tenha interesse (71) 99675-8825

ROBERTO
17/11/2016 08:40:47
bom dia pessoal =, possuo sementes de gliricidia entrego em todo brasil.
(71) 99129-0032

Para comentar
esta matéria
clique aqui
10 comentários
Sistema dá certeza a investimentos de alto risco nos solos do Semiárido
Software brasileiro de classificação de terras para irrigação identifica as chances de maior retorno financeiro para cada cultura
Rúmen de cabra é matéria-prima para novo etanol
Microorganismos degradam a parede celular de caprinos e liberam açúcares usados na produção do biocombustível
Novo dispositivo eletrônico fará o monitoramento completo do boi
Tag-Ativo chega ao mercado no segundo semestre e vai acabar com as papeladas na fiscalização de barreiras sanitárias
Cultivar de abóbora rende até 40 toneladas por hectare
Jerimum de leite conquista o mercado com bom peso e melhor qualidade de polpa
Cuidado com a alta dos preços
Em períodos de alta é preciso cuidado com as ações que serão adotadas. É bem mais interessante corrigir as falhas da empresa, equilibrando os bens de produção e tecnologia já existentes, do que tentar crescer neste momento.
Uso correto de vacinas e vacinações
Vacinação correta aumenta a imunidade do rebanho, mesmo que a vacina não proteja 100% do mesmo, reduz o aparecimento de novos casos de doença.
A africanização e os novos rumos da apicultura brasileira
O Brasil é hoje reconhecido internacionalmente como um dos grandes países produtores de mel com padrões orgânicos, além de pólen, própolis e geléia real.
Recuperação Ambiental nas propriedades com agroindústria familiar
O modelo convencional de agricultura já mostrou ser insustentável para o meio ambiente.
Gliricídia traz mais qualidade para o pasto
Um ponto importante nessa leguminosa é a quantidade proteínas nas suas folhas, em torno de 25% . É muito mais proteína que o capim, que gira em torno de 10%
Drenagem pluvial: saneamento básico e controle de enchentes
O saneamento básico reduz a mortalidade infantil e aumenta a expectativa de vida de uma comunidade
Embrapa lança variedade e híbrido de girassol com ciclo precoce e alta produtividade
Enquanto a variedade é resistente ao míldio, o híbrido tem sementes mais baratas e alta concentração de óleo nos grãos
Diversidade é melhor solução para plantas daninhas resistentes
Rotação de culturas e herbicidas com ação diferenciada devem ser usados na cultura do feijão para combater a resistência
Armazém dos Municípios dá oportunidade para agricultores familiares
Exposição de produtos faz com que pequenos produtores de municípios tenham trabalho reconhecido e valorizado
Homeopatia populacional: manejo seguro e econômico
Além de oferecer segurança ao alimento, alternativa é econômica e proporciona bem-estar aos ainmais

Conteúdos Relacionados à: Agropecuária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada